Sim, a gripe evolui para pneumonia. A realidade é que qualquer infecção respiratória pode complicar com uma pneumonia. Isso ocorre porque a pneumonia pode ser causada por uma variedade de agentes infecciosos, como vírus, fungos ou bactérias.
Existe a possibilidade, por exemplo, da pneumonia viral, na qual vírus respiratórios, como vírus sincicial respiratório (VSR) e até mesmo o vírus da gripe causam a doença. A gripe evolui para pneumonia quando o vírus atinge os pulmões.
No entanto, é importante ressaltar que não são todas as pessoas diagnosticadas com gripe que acabam desenvolvendo pneumonia. Diversos fatores podem influenciar neste resultado, como a idade, histórico da saúde, doenças crônicas já existentes, entre outras condições.
Em outras palavras, um indivíduo com gripe, tem mais chance de desenvolver pneumonia do que um saudável, mas isso não significa que toda gripe irá evoluir para pneumonia.
Além disso, outras formas de contágio da doença são pelo ar, saliva, secreções e as mudanças de temperatura (que alteram o mecanismo do organismo e prejudicam a filtragem do ar respirado pelo nariz).
Sintomas da pneumonia
É necessário destacar que, conforme o Ministério da Saúde, as principais manifestações clínicas da pneumonia são:
- Tosse com produção de expectoração;
- Dor torácica, que piora com os movimentos respiratórios;
- Mal-estar geral;
- Falta de ar;
- Febre.
A doença pode levar a consequências como infecção generalizada, danos irreversíveis ao pulmão e até a morte, por isso, na presença de sintomas, é importante buscar um especialista, que poderá indicar os tratamentos adequados caso a caso.
Prevenção da pneumonia
Como já vimos, a gripe evolui para pneumonia, mas é possível prevenir a condição? Quais são as formas de evitar a doença?
A prevenção da pneumonia é feita por meio de atitudes simples, entre elas estão lavar as mãos, não fumar, evitar bebidas alcoólicas e aglomerações; e buscar a imunização contra a gripe.
A vacinação contra a gripe evita os casos mais graves e mortes, e é importante que seja aplicada todos os anos. “Mas doutora, eu tomei a vacina no ano passado, porque me imunizar novamente?” Explico: todos os anos os imunizantes contra gripes são revisados, isso para se adequarem aos tipos de vírus que mais circularam, garantindo uma proteção mais eficaz e completa.
Outro imunizante também pode ser utilizado: a vacina anti-pneumocócica, indicada apenas para crianças, idosos ou pessoas imunodeprimidas.. A solução atua na prevenção contra a bactéria ‘pneumococo’.
É importante dizer que as vacinas auxiliam para que, caso o paciente entre em contato com a doença, o quadro não evolua para grandes complicações.
Respondendo a pergunta do início: sim, a gripe pode complicar para pneumonia. Compartilhe e ajude outras pessoas na prevenção da doença por meio de informação segura e de qualidade. Se precisar de atendimento, entre em contato comigo para agendar uma consulta.