Qual a importância da higienização das mãos para a nossa saúde?

Um hábito simples e bastante comum, que é nos ensinado ainda durante a infância, tem um papel primordial quando o assunto é a nossa saúde. Embora essa questão não seja discutida com tanta frequência, você já parou pra pensar na importância da higienização das mãos

A princípio, esse tema pode não parecer tão importante, mas uma pesquisa recente realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou um cenário preocupante: nos países de baixa renda, um a cada 10 profissionais de saúde pratica, de forma adequada, a higienização das mãos enquanto cuida de pacientes com alto risco de infecção.

Essa situação gera diversos riscos à saúde, já que a higienização das mãos é vital na prevenção de infecções e pode evitar a propagação da resistência antimicrobiana (RAM), que representa uma ameaça à saúde pública global.

Na Europa, por exemplo, cerca de 9 milhões de infecções – que foram adquiridas em ambientes hospitalares – são registradas todos os anos entre pacientes e médicos. Para a OMS, parte desses casos poderia ter sido evitada se houvesse programas e estratégias eficazes na higienização das mãos

Quais doenças podem ser evitadas com a higienização das mãos?

O simples hábito de lavar as mãos pode ser bastante benéfico para a nossa saúde – e isso não é um mero achismo. Segundo a OMS, 40% das infecções podem ser evitadas se houver uma higienização adequada.

Entre as doenças, estão:

• Conjuntivite
  •  Diarreia
  • Infecção estomacal
  • Gripes e resfriados
  • Dor de garganta

Além disso, a higienização das mãos pode evitar que infecções – principalmente as hospitalares – sejam contraídas e que, consequentemente, evoluam, como no caso da endocardite, infecção do revestimento interno do coração, que acontece quando os germes invadem a corrente sanguínea e viajam até o órgão.

Higienização das mãos é fundamental para o combate de infecções

Para conscientizar a população sobre a importância desse hábito, a Organização Mundial da Saúde criou, em 2007, o Dia Mundial da Higienização das Mãos.

A campanha, celebrada no dia 05 de maio, tem como propósito estimular serviços e profissionais de saúde a criar ações voltadas à prática de higienizar as mãos, uma vez que esse hábito, tão simples, pode controlar e prevenir o avanço de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (Iras)

Por isso, lembre-se sempre de higienizar as mãos:

• Antes, durante e depois de preparar as refeições
  • Após assoar o nariz, tossir ou espirrar
  • Depois de visitar espaços públicos e usar o transporte coletivo
  • Após tocar em superfícies fora de casa
  • Antes e após usar o banheiro

Lavar as mãos é cuidar do próximo e de si mesmo! Em caso de dúvidas sobre esse e outros assuntos relacionados à infectologia, entre em contato comigo!