Com a chegada do novo coronavírus e a urgência de encontrar meios que freassem a propagação da doença, a atuação dos médicos infectologistas ganhou os holofotes. Mas além do papel fundamental no enfrentamento à pandemia, você sabe qual é a importância do infectologista na prevenção, diagnóstico e tratamento de outras enfermidades?
Embora seja uma especialidade conhecida por uma ampla parcela da sociedade (afinal, quem nunca ouviu – ou leu – algo a respeito da área?), muita gente desconhece o que o profissional faz, de fato, no dia a dia.
Primeiramente, é importante entender a importância do infectologista e compreender que o campo de atuação é muito amplo. Existem profissionais que trabalham em ações de saúde pública, na vigilância epidemiológica, no diagnóstico e tratamento de doenças – sejam elas curáveis ou não.
E diante de quais circunstâncias você deve buscar ajuda de um infectologista? Depende. É muito comum encontrar pacientes que, ao serem contaminados por uma doença infecciosa, procuram profissionais de outras especialidades da medicina – e isso não é um problema, claro.
No entanto, essas situações – bastante recorrentes – atrasam o diagnóstico e, consequentemente, podem trazer complicações à saúde. Por isso, entender a importância do infectologista e quando é preciso procurar a ajuda de um profissional dessa especialidade é tão necessário!
E qual a importância do infectologista para a sociedade?
Costumo dizer que na infectologia temos um agente claro causando determinada doença, o que exige de nós, infectologistas, a prescrição de um tratamento eficiente e bem direcionado.
Ao mesmo tempo que é uma especialidade ampla, a infectologia consegue ser muito objetiva. Mesmo diante de toda essa magnitude, é capaz enxergar o paciente como um todo, pois muitas vezes são as condições – ou os hábitos de vida – que levaram aquele indivíduo à doença.
E para celebrar a importância do infectologista, a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) instituiu, em 2005, o Dia do Infectologista. A data escolhida para homenagear os profissionais, 11 de abril, não foi à toa: marca o nascimento de Emílio Ribas, um dos pioneiros no combate às doenças infecciosas do nosso país.
Independentemente do campo que o infectologista esteja inserido, nossa missão é uma só: auxiliar a sociedade no enfrentamento de pandemias, epidemias, endemias e, claro, na prevenção de doenças!
Quer saber mais sobre a área de atuação de um infectologista ou precisa agendar uma consulta? Entre em contato comigo!