Síndrome de Ramsay Hunt: entenda a condição que afetou Justin Bieber

Recentemente, o astro pop canadense Justin Bieber fez uma revelação que, além de deixar fãs e admiradores preocupados, jogou luz sobre um assunto pouco debatido: a síndrome de Ramsay Hunt

Desconhecida por muita gente, a síndrome de Ramsay Hunt é uma condição neurológica rara, causada pelo vírus varicela-zoster, agente responsável pelo herpes-zoster e pela catapora – doença que tende a aparecer com mais frequência durante a infância.

A revelação de Bieber despertou preocupação e acionou um sinal de alerta: é importante entender a condição e saber reconhecê-la para que, desse modo, não haja confusão com outros distúrbios que geram paralisia facial, como o Acidente Vascular Cerebral (AVC) e a Paralisia de Bell. 

Além disso, identificar os sinais da síndrome de Ramsay Hunt pode ajudar a obter o diagnóstico rapidamente, o que contribui para um tratamento mais eficaz e uma melhor recuperação. 

Síndrome de Ramsay Hunt não é contagiosa

Como expliquei brevemente, a síndrome de Ramsay Hunt é causada pelo vírus varicela-zoster. Esse agente infeccioso, por sua vez, pode permanecer adormecido durante anos em um gânglio do nervo facial.

Você pode se perguntar: como é possível ser infectado por esse vírus? Adianto que não, a síndrome de Ramsay Hunt não é uma doença contagiosa, mas a transmissão pode ocorrer se houver contato direto com as lesões causadas pela condição – que falarei mais adiante.

No entanto, o mais comum é que o vírus causador da síndrome de Ramsay Hunt seja contraído durante a infância, após ter catapora. Uma vez presente no organismo, o varicela-zoster pode ser reativado – e as causas são desconhecidas –, gerando inúmeros sintomas. 

Diferentemente do que muitos imaginam, a síndrome de Ramsay Hunt não provoca apenas a paralisia facial, tendo sintomas variáveis. 

Por afetar o nervo facial e auditivo, a condição pode causar dor de ouvido intensa, perda de audição e lesões na pele – especialmente na orelha. Em casos semelhantes ao de Justin Bieber, a síndrome de Ramsay Hunt pode gerar a paralisia facial do tipo periférica, afetando um lado do rosto.

Diante desses quadros, o paciente apresenta dificuldade para fechar os olhos, levantar as sobrancelhas e, até mesmo, comer. 

É possível prevenir? 

O vírus da varicela tem transmissão respiratória. Por isso, é importante não conviver com pessoas que tenham lesões ativas, também conhecidas como vesículas, e que se assemelham a bolinhas de água.

 No Brasil, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) disponibiliza vacinas contra a catapora para crianças a partir de 12 meses, o que reduz as chances de ser infectado. Além disso, adolescentes e adultos, que fazem parte do grupo de risco e não tiveram varicela durante a infância, também podem ser imunizados gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Também é possível receber a vacina contra o herpes-zoster quem tem mais de 50 anos e já teve catapora em algum momento da vida. Entretanto, esse imunizante só está disponível na rede privada.

Diagnóstico precoce aliado ao tratamento 

Após obter o diagnóstico da síndrome de Ramsay Hunt, inicia-se o tratamento. Na maioria dos casos, o uso de antivirais e de anti-inflamatórios ajudam na recuperação do paciente – que pode durar semanas ou meses.

Colírios e analgésicos também são utilizados durante o tratamento, já que aliviam as dores e evitam que os olhos fiquem secos. Além disso, cirurgias podem ser recomendadas diante de quadros mais graves da doença, como em situações em que há paralisia facial. 

Entender esse distúrbio e saber quais são os sintomas mais recorrentes pode ajudar na recuperação. Por isso, se você apresentou algum dos sinais mencionados ou conhece alguém nessas condições, procure um profissional de saúde! 

Em caso de dúvida, entre em contato comigo!