O que é herpes labial? 5 questões que você precisa saber 

Vermelhidão, formigamento e coceira podem ser alguns dos primeiros sintomas até que rachaduras ou as temidas bolhas apareçam na boca, lábios ou gengivas. Os sintomas, nestes casos, apontam para a herpes labial – uma infecção causada por vírus e que não tem cura. Leia este artigo e entenda o que é herpes labial!

1. O que é herpes labial? 

A herpes labial é uma infecção gerada pelo vírus herpes simplex (também conhecido pela sigla HSV). A doença é caracterizada como tipo-1, no qual há infecções na face e tronco. Há ainda o tipo-2, com infecções que se manifestam na genitália e são, geralmente, transmitidas por contato sexual. Apesar de não ser tema deste artigo, vale lembrar que, em caso de feridas nas genitálias, deve-se evitar o contato íntimo. Lembre-se que o uso de preservativos também evita outras doenças como aids e sífilis.

O vírus HSV-1 é extremamente comum; de acordo com a Organização da Saúde (OMS), cerca de 3,7 bilhões de pessoas (67% da população mundial com menos de 50 anos) já tiveram contato com ele em algum momento da vida. Após a contaminação, o vírus consegue passar pela pele e chegar até o nervo, permanecendo no organismo de forma inativa, mas com possibilidade de  ser reativado – e é daí que aparecem as manifestações tão incômodas. 

Agora que você já sabe o que é herpes labial, confira também outras perguntas e respostas fundamentais sobre a doença. 

2. Como acontece a transmissão da herpes labial? 

A herpes labial é transmissível desde os primeiros sintomas até a cicatrização – isso pode variar de aproximadamente 4 a 12 dias. A transmissão acontece por meio da saliva; por isso, é necessário evitar beijar pessoas infectadas e compartilhar objetos pessoais como talheres, escova de dentes, toalhas, talheres, entre outros. 

Aqui também vale uma dica: higienize as mãos antes de comer, seja lavando com água e sabão ou com álcool em gel, que pode ser colocado em um potinho para carregar na bolsa ou até pendurar na chave. 

3. Como curar herpes labial?

A doença não tem cura; desta forma, o que se pode fazer é controlá-la. Isso é possível por meio de um tratamento indicado por um especialista – que poderá recomendar antivirais para reduzir a multiplicação do vírus no organismo. 

Há, inclusive, casos de pacientes que são portadores do vírus e não sabem, já que os agentes infecciosos podem permanecer inativos. A manifestação da doença pode variar de acordo com o estresse, gripes e resfriados e até longas horas de exposição ao sol.

4.  Como curar herpes labial em 1 dia?

Infelizmente não é possível controlar a herpes labial em apenas um dia, já que as bolhas passam por um processo de cicatrização. 

Para evitar estes sintomas, o que se pode fazer é contar com a recomendação médica de um tratamento que auxilie na cicatrização das bolhas e até evite a formação de novas feridas.

5. Como o diagnóstico é realizado? 

Geralmente, o diagnóstico de herpes labial é feito pela própria manifestação da doença, sem necessidade de exames mais complexos. Mesmo assim, em alguns casos, pode ser necessário exame de cultura ou uma análise sanguínea para confirmação da doença. 

Agora que você já sabe o que é herpes labial e outras questões importantes sobre a doença, compartilhe com outras pessoas e ajude na conscientização. Já se você deseja agendar uma consulta, entre em contato comigo