Sim, você leu certo: bactérias nas nossas mãos podem causar problemas de saúde, e daí a necessidade de as higienizarmos corretamente. E, claro, o perigo não para nas mãos, mas em tudo o que tocamos ou manuseamos.
De fato, o Centers for Disease Control and Prevention (CDC) enumera como geralmente os germes se propagam a partir das nossas mãos:
- Se tocamos nos olhos, nariz e boca com as mãos sujas;
- Ao preparar ou ingerir alimentos e bebidas sem ter lavado as mãos;
- Quando tocamos em uma superfície ou em objetos contaminados;
- Ao assoarmos o nariz, tossirmos ou espirrarmos com as mãos na frente, e depois tocarmos nas mãos de outras pessoas ou em objetos comuns.
Ainda, de acordo com um estudo da Devry Metrocamp, bactérias levadas pela mão a aparelhos como celular ou tablet podem ser responsáveis por doenças respiratórias, micoses, infecções de pele e, até mesmo, intoxicações alimentares.
A falta de higienização das mãos é considerado o principal – e maior – fator de risco para a transmissão e contágio de doenças.
E embora a pandemia tenha intensificado o hábito de lavar e higienizar as mãos com álcool em gel, essa prática ainda é pouco usual. Mas para evitar a contaminação, também é preciso – além dessas medidas – adotar outras ações.
Afinal, é possível prevenir essas infecções?
Prevenir as infecções e doenças causadas por fungos e bactérias é possível, mas é necessário higienizar corretamente as mãos e, sempre que possível, os aparelhos que tocamos com frequência, como o celular.
Novamente, o CDC indica como higienizar as mãos corretamente – são cinco passos que precisam ser praticados com cuidado:
- Umedeça as suas mãos com água limpa, corrente (morna ou fria), desligue a torneira e aplique sabão.
- Ensaboe as mãos esfregando-as uma na outra com sabão. Ensaboe as costas das suas mãos, entre os dedos e debaixo das unhas.
- Esfregue as suas mãos durante pelo menos 20 segundos. Precisa de um temporizador? Entoe duas vezes a canção “Parabéns” do princípio ao fim.
- Enxague as suas mãos em água limpa, corrente.
- Seque as suas mãos utilizando uma toalha limpa ou seque-as utilizando ar quente.
Já a limpeza de aparelhos como smartphones, tablets e até computadores pode ser feita com álcool isopropílico, dependendo do aparelho. Ele é bastante usado por profissionais que atuam na manutenção de eletrônicos, já que tem pouca água na composição do produto – o que evita a oxidação das peças. A melhor recomendação, contudo, é checar a indicação do próprio fabricante sobre o melhor produto ou utilizar produtos feitos especificamente para essa limpeza.
Portanto, lembre-se, sempre: as bactérias, vírus, fungos e parasitas estão presentes em todos os lugares. Nós, inclusive, carregamos centenas de bactérias desde o nascimento – mas é preciso ter cuidado. Por isso, cuide de você e adote uma rotina de limpeza do seu aparelho!
Em caso de dúvida, entre em contato comigo!