Infectologista em São Paulo: atendimento humanizado e foco no paciente

Vamos falar sobre atendimento humanizado? Geralmente os critérios adotados pelo paciente para escolher um médico são proximidade geográfica, se atende convênio ou não e o valor da consulta. Mas tenho certeza que quando você pede indicação de um especialista a alguém você também pergunta se ele é “atencioso”.

Como médica, acredito no atendimento humanizado. Então, se você está em busca de um infectologista em São Paulo para você, um familiar ou amigo, esse texto vai te ajudar a conhecer melhor porque eu valorizo esse tema. 

Saiba que o atendimento humanizado aposta em individualizar e personalizar o cuidado com cada paciente – a diretriz faz parte da Política Nacional de Humanização (PNH), que existe desde 2003. 

Esse movimento de humanizar um atendimento médico parte da ideia de que isso auxilia em diagnósticos e proporciona tratamentos mais eficazes. Com base nisso, o que eu mais prezo numa consulta é: 

  • Uma boa anamnese;
  • Ouvir o que o paciente tem a dizer com empatia;
  • Realizar um bom exame físico;
  • Atender sem pressa: todas as minhas consultas têm duração de uma hora; 
  • Pedir exames sem excessos, apenas o necessário. 

O atendimento humanizado deve estar inserido na cultura organizacional dos consultórios, evitando, por exemplo, exames desnecessários, que só estressam o paciente, e uma relação robótica. Cada paciente é único, e deve ser tratado como tal. 

Sobre pedidos de exames desnecessários, a efeito de curiosidade, existe uma iniciativa multinacional chamada “Choosing Wisely International”, conduzida pela American Board of Internal Medicine Foundation, cujo objetivo é ajudar médicos e engajar pacientes em diálogos sobre excessos de intervenções e, com isso, contribuir para escolhas mais conscientes na área da saúde.

A campanha tem atuação no Brasil por meio da Choosing Wisely Brasil e conta com apoio de algumas instituições, como a Sociedade Brasileira de Cardiologia e a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade.

 

O atendimento humanizado

Como infectologista em São Paulo imagino o quanto é difícil para o paciente encontrar, em meio a tantas opções que a cidade oferece, o médico com que mais se identifica para realizar seu acompanhamento. Mas independentemente dos critérios que irão pautar essa escolha, é importante que ele saiba a importância do atendimento humanizado no seu processo de tratamento, o qual deve considerar desde o agendamento da sua consulta, seja por telefone, site ou outras plataformas digitais, até o momento da alta médica. 

Seguindo as diretrizes do atendimento humanizado, a primeira consulta busca proporcionar um ambiente acolhedor para o paciente, afinal isso é importante para estabelecer uma relação de confiança. Faz parte desse momento ouvir atentamente as queixas, responder pacientemente as dúvidas e examinar com cuidado. E é com essas diretrizes que eu conduzo todas as minhas consultas (a primeira e as sequenciais). 

Reforço que a minha especialidade, a infectologia, atua na prevenção, diagnóstico, tratamento e cura, quando é o caso, das doenças infecciosas causadas por vírus, bactérias, fungos ou parasitas.

Caso tenha mais alguma dúvida sobre meu atendimento ou queira marcar uma consulta, entre em contato pelo site, eu atendo no bairro do Tatuapé, Zona Leste da capital. Também deixo um convite para conhecer meu blog, onde sempre compartilho novos conteúdos. Será um prazer dividir conhecimento com você!